DICAS PARA PRODUZIR UM TEXTO
Em uma produção de texto, é necessário que haja um conjunto de ideias que possam transmitir uma mensagem de forma clara, precisa e objetiva.
Veja:
A apresentação é um aspecto muito importante no trabalho escrito. A primeira impressão está na estética, na clareza e na limpeza do texto apresentado.
Observe as margens, evite rasuras, use letra legível e não esprema as palavras no final da linha.
Organize as ideias, desenvolvendo o seu texto dentro dos limites solicitados e evite exageros.
Evite usar letra de forma.
Faça uma pequena lista do que você deseja realmente comunicar e ordene as ideias.
Organize o texto em parágrafos.
Releia o texto produzido por você e faça a correção observando: a grafia das palavras a pontuação, a concordância...
Faça um rascunho, atente-se para o tempo que tem disponível.
Lembre-se de que você está escrevendo a fim de que outras pessoas compreendam seu texto.
Esteja bastante atento ao tema proposto, pois esse é o item fundamental para que sua redação seja valorizada. Reflita bastante sobre ele antes de começar a redigir e identifique a ideia central.
Exponha seus comentários de maneira respeitosa.
Não deixe o texto fragmentado.
Leia vários tipos de textos em jornais, revistas, livros etc.
Treine, escreva vários tipos de textos. Assim você ficará mais à vontade ao usar a linguagem escrita.
A lógica de estruturação de um texto vai determinando, simultaneamente, a
distribuição das partes, que deve conter: começo, meio e fim.
Observação:
Parágrafo: é o recuo da margem esquerda que se inicia um texto.
Mudança de parágrafo: muda-se o parágrafo, quando se quer mudar a informação, não o assunto. A cada nova informação usa-se um parágrafo novo.
NÃO SE DEVE USAR EM UMA PRODUÇÃO DE TEXTO
Abreviatura de palavras.
Siglas desconhecidas.
Palavras em sentido figurado: podem trazer dúvidas ao leitor.
Vocabulário rebuscado: palavras difíceis e às vezes desconhecidas pelo usuário.
Gírias: domínio restrito a um grupo popular.
Linguagem coloquial / popular.
Detalhes supérfluos.
Palavras imprecisas, com sentido vago. Ex.: coisa, algo, alguém...
Estrangeirismo. Ex.: “Melhore o seu look!”.
Verbos no gerúndio em início de períodos. Ex.: “Falando nisso,...”.
Chavões (frases feitas). Ex.: “Para quem sabe ler, um pingo é letra.”
“Escrevo-lhe estas mal traçadas linhas.”
Ambiguidades (duplo sentido) e ideias confusas.
Ex.: “A menina foi ao cinema com a sua mãe. Ela ficou alegre.” (Ela quem?)
“Manifestantes agridem deputados. Eles estavam enfurecidos.” (Eles quem?)
Redundância: não repita várias vezes as mesmas palavras. Ex.: “Ao elogiar uma amiga sobre um doce que ela mesma havia feito, ela me disse que estava ruim. De duas, uma: ou ela não tem paladar, ou ela não tem capacidade de receber elogios.”
Gerundismo: é uma locução verbal, formada por verbo auxiliar + verbo estar no infinitivo + verbo no gerúndio).
Ex.:“Vou estar mandando o seu recado”.
O gerundismo dá ideia de futuro em andamento; essa é uma forma equivocada de se usar esse tempo verbal, pois a língua portuguesa possui apenas duas formas de futuro: o simples (“mandarei”) e o composto (“vou mandar”).
ALGUNS ELEMENTOS IMPORTANTES DEVEM SER OBSERVADOS EM
UMA PRODUÇÃO
Coerência: articulação de ideias e sequência lógica de um texto (responsável pelo sentido do texto).
Coesão: elementos articuladores que associam as ideias do texto. Responsável pela unidade formal do texto. Constrói-se por meio de mecanismos gramaticais e lexicais.
Não contradição: as ideias devem se associar harmonicamente, não se contradizendo.
Progressão: acréscimo de novas informações durante o desenvolvimento do texto.
Articulação: ligação entre as ideias e palavras do texto.
Clareza: usar vocabulário simples, adequado e que o escritor domine.
Fonte: Telecurso 2000
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