Biblioteca Maria Maricinda Guimarães

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quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dissertação

Dissertação

       É a elaboração de um texto argumentativo, em que é necessário expor e explicar um assunto determinado. As ideias são organizadas a partir de conhecimento prévio a respeito de um assunto, com a intenção de transmitir informações de forma clara e objetiva ao leitor. Quanto melhor os argumentos, mais consistente será o texto.
Antes de começar a elaborar uma dissertação, a primeira coisa é reconhecer a diferença entre o tema e o título.
Título é uma vaga referência do assunto a ser abordado que é colocado no início da produção de texto.
Tema é a ideia central do texto que será defendida no decorrer da redação.
 
Ex.: “O poder da imprensa.” (Título)
    “A imprensa exerce uma grande influência no comportamento das pessoas.” (Tema)

   O texto dissertativo apresenta, portanto, a defesa de uma ideia ou de um ponto de vista. Ao elaborá-lo, fique atento para o seguinte:
 
A) Introdução: deve-se apresentar o assunto a ser tratado de maneira clara e objetiva, e também delimitar as questões referentes a esse assunto.
B) Desenvolvimento: o ponto de vista sobre o assunto abordado e os exemplos concretos são expostos, além dos argumentos claros e coerentes.
    Argumentação: é defender um ponto de vista, convencer ou tentar persuadir alguém por meio de argumentos (razões).
C) Conclusão:
  Resumo de tudo que já foi dito.
   Avaliação clara do assunto que foi discutido.
   Solução para os argumentos apresentados.
 
Veja:

        PARÁGRAFOS                                             TEMA
 1º Introdução                    Apresentação do assunto a ser abordado.
 2º Desenvolvimento         Argumento: 1 ou 2 parágrafos.
 3º Conclusão                   Retomada do assunto exposto no 1º. parágrafo, para afirmação ou contradição do tema.

OBS: Evite concluir um texto dissertativo com ponto de interrogação.

Em um texto dissertativo

   É preciso dominar o assunto.
   Não escreva períodos muito longos, seja objetivo.
   Construa frases na 3ª (terceira) pessoa - mesmo que você esteja expondo o seu ponto de vista, defendendo suas ideias.

Ex.: Penso que nós  { precisamos de segurança. (1ª pessoa)
       O Brasil precisa {de segurança. (3ª pessoa)
 
    Ao elaborar uma introdução, seja criativo.

 
   Inicie uma redação por meio de: dados retrospectivos, uma pergunta sugestiva, uma citação, um fato histórico, uma definição, uma cena descritiva, etc.
    Desenvolva seu ponto de vista, sua argumentação, cite exemplos, analise, critique, defenda, forneça dados...
    Não generalize as informações.
    Fique atento ao elaborar a transição do desenvolvimento para a conclusão.
    Selecione as palavras-chave que estabelecerão uma ligação entre as partes.
    O parágrafo de conclusão poderá ser feito por meio de:
  - síntese das ideias apresentadas;
  - posicionamento ou questionamento coerente com o desenvolvimento;
   - dedução ou demonstração de consequência dos argumentos apresentados;
    - levantamento de hipóteses.
    
Expressões ou palavras que podem ser utilizadas na conclusão de um texto:
          assim - então - em virtude disso - diante disso - portanto - por isso.

Obs.: É necessário que em uma dissertação haja fatos apresentados e discutidos,informações/ dados a respeito do tema proposto.
 
Exemplo de texto dissertativo

                                  A Bomba na Meia Idade

1º Parágrafo (Introdução):

        Em julho, a bomba atômica fez cinquenta anos. A primeira arma nuclear da história foi testada no dia 16 de julho de 1945, em Lamogordo, Novo México, Estados Unidos.

2º Parágrafo (Desenvolvimento):

        Libertou energia equivalente a 18 toneladas de TNT e encheu de alegria cientistas e engenheiros que haviam trabalhado duro durante três anos para construir a bomba.

3º Parágrafo (Conclusão):

        Menos de um mês depois, quando uma explosão semelhante dizimou as cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão, a alegria deu lugar à vergonha.

                              SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de Redação: Editora Moderna, São Paulo, 1997.
 

 


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