Biblioteca Maria Maricinda Guimarães

Biblioteca Maria Maricinda Guimarães

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Novas obras literárias

            30 obras literárias de gêneros diversos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) chegaram a escola, foram tombadas e  já estão a disposição dos alunos.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Consciência Negra

Segundo a historiadora da Fundação Cultural Palmares, Martha Rosa Queiroz, a data é uma forma encontrada pela população negra para homenagear o líder na época dos quilombos, fortalecendo assim mitos e referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil e também reforçando as lideranças atuais. "É o dia de lembrar o triste assassinato de Zumbi, que é considerado herói nacional por lei, e de combate ao racismo", afirma. A lei federal de 2011 (12.519) institui o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. A adoção dos feriados fica por conta de leis municipais. Diversas atividades são realizadas na semana da data como cursos, seminários, oficinas, audiências públicas e as tradicionais passeatas.

http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/qual-a-origem-do-dia-da-consciencia-negra,29c1125444272410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

A cultura afro-brasileira é trabalhada durante todo o ano letivo em nossa escola, tendo sempre culminância dos trabalhos realizados no dia 20 de novembro. Neste dia, especialmente, além de pequenos videos, como Xadrez das cores e Cambito, reflexo trabalhados em sala de aula e no espaço da biblioteca, também foi exibido o filme   "Quase Deuses"

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Conquista

A escola Francisco Nonato Freire participou da VI Feira de Ciências e Cultura - Russas -Ce, levando quatro projetos:

 Baila Comigo 
Desolheando o Futuro
Onde a onça bebe água

O desabrochar das Amélias
Mais uma vez, conquistou o 1º lugar com o Projeto 
O Desabrochar das Amélias.

Parabéns a toda equipe!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Projeto Escolar "Desolheando" o Futuro

O projeto escolar "Desolheando" o futuro dos autores Milena Oliveira Freitas (aluna), Ronald Dyego Costa(aluno) e Cristiana Maria dos Santos Silva Queiroz (professora de Física) tem o objetivo de proporcionar ao aluno o estímulo à pesquisa científica e ao empreendedorismo, fabricando e compreendendo os processos e reações químicas envolvidas na produção do sabão, além de promover ações de responsabilidade socioambiental. Desenvolveu-se, assim, de forma interdisciplinar, a pequisa no Laboratório Educacional de Ciências - LEC. Inicialmente, foram realizadas explanações, debates, produções de atividades e pesquisas na biblioteca e LEI. Seguindo o cronograma das ações, ocorreram as oficinas, enquetes, análise de dados, elaboração de gráficos, discussão de resultados, divulgação na rádio do município, redes sociais, apresentação do projeto nas reuniões de pais, em outras escolas e na Câmara Municipal. Foi possível perceber que, a medida que as atividades foram sendo realizadas, os alunos reelaboravam seus conhecimentos.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

terça-feira, 8 de outubro de 2013


Está chegando o grande dia! Estão preparados? 
Os simulados estão acontecendo nas escolas. 
Aproveitem!
Consultem também os sites sugeridos pelos professores.
Acessem a Plataforma Rumo a Universidade.
Assista as aulas do Descomplica no youtube.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Concurso de Redação da Previdência Social


A Previdência Social está completando 90 anos de existência e o Ministério da Previdência Social promove um concurso de redação em nível de alunos do Ensino Médio de todo o Brasil. O tema proposto é “Qual a importância da Previdência Social para o seu futuro”. A ideia é permitir a expressão participativa dos alunos em um assunto que interessa a todos os cidadãos brasileiros: Previdência Social. 
Participe!  Os três primeiros colocados e os professores orientadores irão ganhar tablets e participarão de solenidade em Brasília, com todas as despesas pagas pelo Ministério da Previdência Social. Acesse o site www.previdencia.gov.br para mais informações.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Entrega Coletânea de Provas e Caderno de Redação ENEM 2013














Alunos do 3º Ano A, B, C, D e E

EEFM Francisco Nonato Freiere - Alto Santo - CE

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Proposta de redação


E. E. F. M. FRANCISCO NONATO FREIRE
CENTRO DE MULTIMEIOS
PROPOSTA DE REDAÇÃO

(FUVEST – SP) LEIA ATENTAMENTE OS TRÊS TEXTOS ABAIXO:
TEXTO I
Está no Dicionário Houaiss:
autoestima s.f. Qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.
Dicionário eletrônico Hoauiss de língua portuguesa.

A definição do dicionário parece limitar-se ao âmbito do indivíduo, mas a palavra autoestima já há algum tempo é associada a uma necessidade coletiva. Por exemplo: nós, brasileiros, precisamos fortalecer nossa autoestima. Neste caso, a satisfação como nosso modo de ser, como povo, nos levaria à confiança em nossos atos e julgamentos. Mas talvez seja o caso de perguntar: não são os nossos atos e julgamentos que acabam por fortalecer ou enfraquecer nossa autoestima, como indivíduos ou como povo?

TEXTO II
Estão num poema de Drummond, da década de vinte, os versos:
E a gente viajando na pátria sente saudades da pátria.
[...]
Aqui ao menos a gente sabe que é tudo uma canalha só.
Carlos Drummond de Andrade. Obras Completas.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 1988, p. 33.

TEXTO III
Está num artigo do jornalista Zuenir Ventura.
De um país em crise e cheio de mazelas, onde, segundo o IBGE, quase um quarto da população ganha R$ 4 por dia, o que se esperaria? Que fosse a morada de um povo infeliz, cético e pessimista, não?
Não. Por incrível que pareça, não. Os brasileiros não só consideram seu país um lugar bom e ótimo para viver, como estão otimistas em relação a seu futuro e acreditam que ele se transformarará numa superpotência econômica em cinco anos. Pelo menos essa é a conclusão de um levantamento sobre a “utopia brasileira”, realizado pelo Datafolha.
Revista Época. São Paulo. Globo.

Com o apoio dos textos apresentados, escreva uma dissertação em prosa, na qual você deverá discutir manifestações concretas de afirmação ou negação da autoestima entre os brasileiros. Apresente argumentos que deem sustentação ao ponto de vista que você adotou.

Redação Enem

 Caro estudante, lembre-se:
O texto que você irá desenvolver terá que ser do tipo dissertativo-argumentativo, e o tema abrangerá assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos, por isso fiquem ligados no que está rolando nos noticiários, revistas e jornais.  No decorrer da redação, você defenderá uma opinião sobre o tema proposto, porém com base em argumentos consistentes e que tenham uma estrutura coerente e coesa, formando, dessa maneira, um raciocínio lógico e um texto bem estruturado.  Além disso, terá que constar uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.   Não esqueça o principal: a Redação Enem deverá ser redigida respeitando a norma padrão da Língua Portuguesa.
5 competências da Redação Enem:
Competência 1: avaliarão se você possui domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: avaliarão se você compreendeu a proposta de redação e conseguiu aplicar os conceitos das várias áreas de conhecimento, desenvolvendo, dessa forma, o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: avaliarão a sua competência em:  selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: avaliarão se você demonstra ter conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: avaliarão se você conseguiu elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-guia/
frases de volta as aulas



terça-feira, 25 de junho de 2013

Ávidos por leitura

Alunos aproveitam o horário do recreio pra ler.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Eleição para Diretor

A escola Francisco Nonato Freire rá viverá no dia 13 de junho um  momento de exercício da cidadania através do processo eleitoral para o cargo de provimento de Diretor Escolar, momento este Ímpar para toda comunidade escolar onde poderão escolher o diretor da escola que seu filho estuda demonstrando assim uma (co)responsabilidade e um compromisso com o processo de ensino aprendizagem. Por isso, todos os pais se sintam convocados a comparecerem a escola e se cadastrarem para confirmar este ato de democracia.

Proposta de Redação (UOL EDUCAÇÃO)


Deve-se reduzir a maioridade penal no Brasil?

Toda vez que um crime cometido por um menor de idade ganha evidência na mídia, cria-se uma comoção nacional e a polêmica envolvendo a maioridade penal vem à tona. Isso ocorreu recentemente, após um jovem prestes a completar 18 anos ter assassinado um universitário por causa de um celular, no início de abril, em São Paulo. Pesquisa Datafolha, uma semana depois do fato, revelou que 93% dos paulistanos eram favoráveis à redução da maioridade penal, uma vez que, no Brasil, os menores de 18 anos não respondem criminalmente por seus atos. Dezesseis anos é a idade mais cogitada para marcar esse limite. A principal alegação apresentada na defesa dessa mudança é o precoce amadurecimento do jovem, que hoje tem fácil acesso a informações e discernimento suficiente inclusive para votar. No entanto, os opositores dessa mudança alegam que outros casos surgirão com jovens (ou até crianças) com idades inferiores a essa, uma vez que as causas do problema não estariam sendo combatidas. Queremos saber qual é a sua opinião sobre esse assunto. Deve-se alterar a maioridade penal no Brasil?

Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:

93% a favor da redução

Pesquisa Datafolha mostra que 93% dos moradores da capital paulista concordam com a diminuição da idade em que uma pessoa deve responder criminalmente por seus atos. Outros 6% são contra, e 1% não soube responder.
Em consultas anteriores, em 2003 e 2006, a aprovação à medida pelos moradores da cidade foi de 83% e 88%, respectivamente -a margem de erro era de dois pontos.
Sobre a idade a partir da qual um adolescente deveria passar a ser responsabilizado criminalmente, parte dos entrevistados, em respostas espontâneas (sem haver opções no questionário), defende que menores de 16 anos sejam enquadrados.
(...)
Um levantamento da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República em 53 países aponta que 42 adotam a maioridade penal a partir dos 18 anos.
Entre os que responsabilizam mais jovens estão os EUA -a partir dos 12 anos, dependendo do Estado.
O debate sobre a alteração na legislação voltou à tona depois do assassinato do universitário Victor Hugo Deppman, 19, mesmo sem ter reagido a um roubo de celular no último dia 9 em São Paulo.
O suspeito pelo crime é um jovem que estava a três dias de fazer 18 anos. Ele foi detido e levado para a Fundação Casa (antiga Febem).
Na avaliação de Paulino, a alta aprovação à redução da maioridade penal está dentro do contexto de violência praticada por um adolescente.
O levantamento feito em 2003 também foi realizado pouco tempo depois da morte de um casal de namorados (Liana Friedenbach, 16, e Felipe Caffé, 19) por um jovem que na época tinha 16 anos - conhecido como Champinha.

OAB: redução não resolve

Brasília – O assassinato, na semana passada, do estudante Victor Hugo Deppman, de 19 anos, com um tiro disparado por um adolescente de 17 anos, em São Paulo, trouxe de volta ao debate a redução da maioridade penal, tema controverso sobre o qual a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sempre se posicionou contrariamente. Segundo o presidente nacional da entidade, Marcus Vinicius Furtado, a criminalidade envolvendo crianças e adolescentes requer atenção especial das autoridades e de toda a sociedade, mas não se deve deixar que a comoção leve a caminhos que não irão resolver o problema, mas apenas agravá-lo.
Seria um retrocesso para o país, além de transformar o menino num delinquente sujeito à crueldade das prisões”, afirmou. “É a negação de tudo que podemos imaginar para o futuro”. Para Marcus Vinicius, a criminalidade e a violência entre os jovens precisam ser enfrentados a partir de um trabalho social muito forte. “Um pouco de dignidade já resolveria muita coisa”, disse, lembrando a falta de perspectiva que leva muitos adolescentes a buscar o caminho das drogas e da criminalidade.
(...)

Observações

Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa;
Deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa;
Não deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narração;
A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;
Não deixe de dar um titulo à sua redação.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dissertação

Dissertação

       É a elaboração de um texto argumentativo, em que é necessário expor e explicar um assunto determinado. As ideias são organizadas a partir de conhecimento prévio a respeito de um assunto, com a intenção de transmitir informações de forma clara e objetiva ao leitor. Quanto melhor os argumentos, mais consistente será o texto.
Antes de começar a elaborar uma dissertação, a primeira coisa é reconhecer a diferença entre o tema e o título.
Título é uma vaga referência do assunto a ser abordado que é colocado no início da produção de texto.
Tema é a ideia central do texto que será defendida no decorrer da redação.
 
Ex.: “O poder da imprensa.” (Título)
    “A imprensa exerce uma grande influência no comportamento das pessoas.” (Tema)

   O texto dissertativo apresenta, portanto, a defesa de uma ideia ou de um ponto de vista. Ao elaborá-lo, fique atento para o seguinte:
 
A) Introdução: deve-se apresentar o assunto a ser tratado de maneira clara e objetiva, e também delimitar as questões referentes a esse assunto.
B) Desenvolvimento: o ponto de vista sobre o assunto abordado e os exemplos concretos são expostos, além dos argumentos claros e coerentes.
    Argumentação: é defender um ponto de vista, convencer ou tentar persuadir alguém por meio de argumentos (razões).
C) Conclusão:
  Resumo de tudo que já foi dito.
   Avaliação clara do assunto que foi discutido.
   Solução para os argumentos apresentados.
 
Veja:

        PARÁGRAFOS                                             TEMA
 1º Introdução                    Apresentação do assunto a ser abordado.
 2º Desenvolvimento         Argumento: 1 ou 2 parágrafos.
 3º Conclusão                   Retomada do assunto exposto no 1º. parágrafo, para afirmação ou contradição do tema.

OBS: Evite concluir um texto dissertativo com ponto de interrogação.

Em um texto dissertativo

   É preciso dominar o assunto.
   Não escreva períodos muito longos, seja objetivo.
   Construa frases na 3ª (terceira) pessoa - mesmo que você esteja expondo o seu ponto de vista, defendendo suas ideias.

Ex.: Penso que nós  { precisamos de segurança. (1ª pessoa)
       O Brasil precisa {de segurança. (3ª pessoa)
 
    Ao elaborar uma introdução, seja criativo.

 
   Inicie uma redação por meio de: dados retrospectivos, uma pergunta sugestiva, uma citação, um fato histórico, uma definição, uma cena descritiva, etc.
    Desenvolva seu ponto de vista, sua argumentação, cite exemplos, analise, critique, defenda, forneça dados...
    Não generalize as informações.
    Fique atento ao elaborar a transição do desenvolvimento para a conclusão.
    Selecione as palavras-chave que estabelecerão uma ligação entre as partes.
    O parágrafo de conclusão poderá ser feito por meio de:
  - síntese das ideias apresentadas;
  - posicionamento ou questionamento coerente com o desenvolvimento;
   - dedução ou demonstração de consequência dos argumentos apresentados;
    - levantamento de hipóteses.
    
Expressões ou palavras que podem ser utilizadas na conclusão de um texto:
          assim - então - em virtude disso - diante disso - portanto - por isso.

Obs.: É necessário que em uma dissertação haja fatos apresentados e discutidos,informações/ dados a respeito do tema proposto.
 
Exemplo de texto dissertativo

                                  A Bomba na Meia Idade

1º Parágrafo (Introdução):

        Em julho, a bomba atômica fez cinquenta anos. A primeira arma nuclear da história foi testada no dia 16 de julho de 1945, em Lamogordo, Novo México, Estados Unidos.

2º Parágrafo (Desenvolvimento):

        Libertou energia equivalente a 18 toneladas de TNT e encheu de alegria cientistas e engenheiros que haviam trabalhado duro durante três anos para construir a bomba.

3º Parágrafo (Conclusão):

        Menos de um mês depois, quando uma explosão semelhante dizimou as cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão, a alegria deu lugar à vergonha.

                              SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de Redação: Editora Moderna, São Paulo, 1997.
 

 


Produção de textos

DICAS PARA PRODUZIR UM TEXTO

    Em uma produção de texto, é necessário que haja um conjunto de ideias que possam transmitir uma mensagem de forma clara, precisa e objetiva.


Veja:
  A apresentação é um aspecto muito importante no trabalho escrito. A primeira impressão está na estética, na clareza e na limpeza do texto apresentado.
   Observe as margens, evite rasuras, use letra legível e não esprema as palavras no final da linha.
   Organize as ideias, desenvolvendo o seu texto dentro dos limites solicitados e evite exageros.
   Evite usar letra de forma.
   Faça uma pequena lista do que você deseja realmente comunicar e ordene as ideias.
   Organize o texto em parágrafos.
   Releia o texto produzido por você e faça a correção observando: a grafia das palavras a pontuação, a concordância...
   Faça um rascunho, atente-se para o tempo que tem disponível.
   Lembre-se de que você está escrevendo a fim de que outras pessoas compreendam  seu texto.
   Esteja bastante atento ao tema proposto, pois esse é o item fundamental para que sua redação seja valorizada. Reflita bastante sobre ele antes de começar a redigir e  identifique a ideia central.
   Exponha seus comentários de maneira respeitosa.
   Não deixe o texto fragmentado.
   Leia vários tipos de textos em jornais, revistas, livros etc.

Treine, escreva vários tipos de textos. Assim você ficará mais à vontade ao usar a linguagem escrita.
A lógica de estruturação de um texto vai determinando, simultaneamente, a
distribuição das partes, que deve conter: começo, meio e fim.



Observação:
        Parágrafo: é o recuo da margem esquerda que se inicia um texto.
        Mudança de parágrafo: muda-se o parágrafo, quando se quer mudar a informação, não o assunto. A cada nova informação usa-se um parágrafo novo.

            NÃO SE DEVE USAR EM UMA PRODUÇÃO DE TEXTO

  Abreviatura de palavras.
  Siglas desconhecidas.
  Palavras em sentido figurado: podem trazer dúvidas ao leitor.
  Vocabulário rebuscado: palavras difíceis e às vezes desconhecidas pelo usuário.
  Gírias: domínio restrito a um grupo popular.
  Linguagem coloquial / popular.
  Detalhes supérfluos.
  Palavras imprecisas, com sentido vago. Ex.: coisa, algo, alguém...
  Estrangeirismo. Ex.: “Melhore o seu look!”.
  Verbos no gerúndio em início de períodos. Ex.: “Falando nisso,...”.
  Chavões (frases feitas). Ex.: “Para quem sabe ler, um pingo é letra.”
                             “Escrevo-lhe estas mal traçadas linhas.”
   Ambiguidades (duplo sentido) e ideias confusas.
Ex.: “A menina foi ao cinema com a sua mãe. Ela ficou alegre.” (Ela quem?)
    “Manifestantes agridem deputados. Eles estavam enfurecidos.” (Eles quem?)
  Redundância: não repita várias vezes as mesmas palavras. Ex.: “Ao elogiar uma amiga sobre um doce que ela mesma havia feito, ela me disse que estava ruim. De duas, uma: ou ela não tem paladar, ou ela não tem capacidade de receber elogios.”
  Gerundismo: é uma locução verbal, formada por verbo auxiliar + verbo estar no  infinitivo + verbo no gerúndio).
   Ex.:“Vou estar mandando o seu recado”.
   O gerundismo dá ideia de futuro em andamento; essa é uma forma equivocada de se usar esse tempo verbal, pois a língua portuguesa possui apenas duas formas de futuro: o simples (“mandarei”) e o composto (“vou mandar”).


ALGUNS ELEMENTOS IMPORTANTES DEVEM SER OBSERVADOS EM
                                 UMA PRODUÇÃO

 Coerência: articulação de ideias e sequência lógica de um texto (responsável pelo sentido do texto).
 Coesão: elementos articuladores que associam as ideias do texto. Responsável pela unidade formal do texto. Constrói-se por meio de mecanismos gramaticais e lexicais.
 Não contradição: as ideias devem se associar harmonicamente, não se contradizendo.
 Progressão: acréscimo de novas informações durante o desenvolvimento do texto.
 Articulação: ligação entre as ideias e palavras do texto.
 Clareza: usar vocabulário simples, adequado e que o escritor domine.

Fonte: Telecurso 2000

terça-feira, 21 de maio de 2013

Cronograma do ENEM

ENEM 2013

As inscrições para a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão encerradas no dia 27 de maio. Interessados em participar do exame deve se registrar no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). LEMBRE-SE: Para validar sua inscrição, é necessário os números do CPF e RG, nome e endereço completo. Além disso, o sistema exige alguns dados socioeconômicos, informações sobre o histórico escolar e detalhes do grupo familiar. Estudantes do 2º e do 3º ano da rede pública de ensino já estão automaticamente isentos da taxa de inscrição.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Cordel Rainha Eterna

Cordel em homenagem a todas as mães. Rainha Eterna Quero escrever um poema/ De maneira singular/ Para aquelas que chama/ Doce Rainha do Lar./ Esta minha homenagem/ Agora pede passagem/ Neste dia a te saudar./ Como fazer homenagem/ Para quem tudo merece/ Dizendo seu grande amor/ Alma branca como a neve/ Que entrega sua vida/ Para a pessoa mais querida/ Ama, chora, sofre e serve./ Mãe é uma divindade,/ Fraternidade e harmonia./ É poesia a flor da pele,/ majestade em sintonia/ Multiversos aqui na terra/ E lá no céu só alegria./ A respeito das mães/ Que eu quero lhes falar/ Através deste cordel/ Que comecei a recitar/ É um tema muito importante/ Brilha igual a um diamante/ Para você memorizar./ Há um ditado que diz/ Já bastante popular/ Mãe é a última a dormir/ E a primeira acordar./ Pra ver o filho contente/ Enfrenta até o fogo ardente/ Caso venha precisar./ No seu coração de mãe/ Não se encontra a maldade/ Sempre dar o seu perdão/ com muita facilidade/ Mãe é um ser especial/ Mesmo para o filho boçal/ Ela o ama de verdade./ Segundo domingo de maio/ Podemos comemorar/ O belo dia das mãe/ Que tem o dom de amar/ Por esse amor verdadeiro/ Ela luta o dia inteiro/ Para o seu filho prosperar./ Então quero agora/ Dizer com satisfação/ Parabéns todas as mães/ Do meu imenso sertão/ Por esse dia especial/ Que Deus Pai Celestial/ Abençoe seu coração./ Aurismar Costa Série 1º B

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dia das Mães

Gestores e professores da EEFM Francisco Nonato Freire convidam todas as mães da sua comunidade escolar a participar da comemoração em homenagem ao seu dia, com brincadeiras, brindes, sorteios, homenagens através de músicas, dramatização, poesias entre outras. Será dia 14 de maio.

Estudo em grupos

O espaço da biblioteca é constatemente usado para estudos em grupos, resolução de exercícos, pesquisas e leitura no horário do intervalo.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Informes da Mixico








Site para pubricação de Livro virtual: http://issuu.com/

Professor do LEI -
Roberto de Jesus

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Produção de vídeos com o tema Educação Fiscal





Produção de vídeos com o tema Educação Fiscal, atividade que faz parte da base comum proposta pelo NTE. As melhores produções serão publicada nos Blogs dos LEIs e Jornal virtual e Impresso da EEFM Francisco Nonato Freire - Alto Santo CE.

Aluno - Levi Cunha - 3º (C)
Anexo - Castanhão
Professores dos LEIs - Extensão/Anexo e Sede - Elcivânia Machado
                                                                            Roberto de Jesus

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Concurso de cartas - Quero ir a Redenção-CE

Os professores da Área das Ciências Humanas lança no dia 24 e 25 de abril de 2013 o Concurso de Cartas com o tema Quero ir a Redenção., visando uma viagem ao patrimonio histórico desta cidade no dia 16 de maio de 2013.

Lembre-se dos aspectos estruturais da carta

- Local e data;

- Identificação do destinatário;

- Vocativo (lembrando que se faz necessário o uso adequado do pronome de tratamento, tendo em vista o cargo ocupado pela pessoa em referência);
- Corpo do texto – nesta parte se torna evidente a necessidade de apresentar o objeto de reclamação ou de solicitação, somado a argumentos que efetivamente o justifiquem;

- Expressão de despedida;

- Assinatura;

- Nome do remetente.


:


Regulamento 
  • Só será aceita a redação que foi realizada na sala de aula com a orientação do professor; 
  • A redação deverá ser em papel padronizado fornecido pela escola; 
  • Deverá ter um mínimo de 10 linhas e máximo de 25 linhas;
  • É terminantemente proibido realizar a transcrição do texto motivador para produzir a redação;
  • O texto deverá ser inédito (plágio é crime);
  • Os alunos escolhidos terão a obrigação de realizar as atividades pré-estabelecidas pelos professores da área das Ciências Humanas e repassá-las para o corpo discente da escola, no dia previsto pelos professores.
  • A escolha das duas melhores redações por sala, será realizada pela comissão de julgamento formada por Professores, PCAs e Cooordenação da Escola;
  • A redação será realizada no dia 03.05.2013, na sala de aula com o professor que estiver no momento e deverá ser individual;
  • Não será obrigatório que todos os alunos participem;
  • A divulgação dos resultados será no dia 13.05.13;
  • Será permitido o estudo antecipado sobre o assunto, porém não poderá haver cópias.
  • A realização da redação será nos horários diurno e noturno. Diurno: 7:30 às 8:40h - Noturno: 18:30 às 19:30h
  • O aluno que chegar (por justa causa), atrasado, terá o direito de realizar a sua redação (desde que analisado pela comissão julgadora).
  • A nota para os participantes será: 10 pontos que serão somados e divididos pela nota bimestral;
  • Caso sobre vagas, o critério de escolha será pelo número de livros lidos no ano letivo de 2012, registrados na biblioteca da referida escola.
  • Os casos não previstos no regulamento serão analisados pela comissão julgadora.
Critérios para avaliação:
  • Coerência/coesão; 
  • Ortografia; 
  • Letra legível;
  • Exposição de argumentos;
  • Estrutura de carta;
  • Acentuação e pontuação;
Obs: a redação que possuir menos de 10 linhas, será imediatamente desclassificada.
CRONOGRAMA
  • Lançamento - Turnos manhã e noite (sede e extensão): 24/04/2013
  • Produção da carta: 03/05/2013
  • Divulgação do resultado: 13/05/2013
  •  Data da viagem: 16/05/2013
  • Culminância com apresentação de trabalhos: 24/05/2013

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Homenagem às mulheres

Em homenagem à mulher o aluno Aurismar do 1º ano B, criou a poesia Mulher: luta e coquista
  
Mulheres em movimento
Não aceitam exploração
Reivindicam seus direitos
Combatem toda opressão
Entendem que a saida
É a mobilização.



Em busca do seu espaço 
Ergueram sua bandeira
Para voltar a ser votadas
De ser da família herdeira
Ir a escola, ao trabalho,
Na política ter carreira.

Para obter as conquistas 
Travou-se muita batalha
Por vezes, verteu-se sangue
Pelo corte da navalha
Mas sua força ativa
derrubou muita muralha.

É rotina social
Ver-se mulher espancada
Nos cômodos de sua casa
Há sempre uma lapada
Em seu próprio trabalho 
Tem mulher assediada

A luta de outrora segue
Por emprego e moradia,
Creche, saúde e salário,
Respeito no dia a dia
Legalizar o aborto
E acabar com a covardia.

Vendo mulheres em luta
Trouxe-me recordação,
De tantas bravas guerreiras
Que com determinação
Na luta do dia a dia
Construiu com maestria
A sua revolução.

 

Dia do Teatro - Peça "Lava Pé"


No dia 27 de março, celebrando a Semana Santa foi realizada a peça adaptada do Lava Pé, interpretada pelos alunos Gutemberg, Gabriel, Medson e Jean dirigida pelo professor Ivo Nogueira.