Biblioteca Maria Maricinda Guimarães

Biblioteca Maria Maricinda Guimarães

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Entrega Coletânea de Provas e Caderno de Redação ENEM 2013














Alunos do 3º Ano A, B, C, D e E

EEFM Francisco Nonato Freiere - Alto Santo - CE

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Proposta de redação


E. E. F. M. FRANCISCO NONATO FREIRE
CENTRO DE MULTIMEIOS
PROPOSTA DE REDAÇÃO

(FUVEST – SP) LEIA ATENTAMENTE OS TRÊS TEXTOS ABAIXO:
TEXTO I
Está no Dicionário Houaiss:
autoestima s.f. Qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.
Dicionário eletrônico Hoauiss de língua portuguesa.

A definição do dicionário parece limitar-se ao âmbito do indivíduo, mas a palavra autoestima já há algum tempo é associada a uma necessidade coletiva. Por exemplo: nós, brasileiros, precisamos fortalecer nossa autoestima. Neste caso, a satisfação como nosso modo de ser, como povo, nos levaria à confiança em nossos atos e julgamentos. Mas talvez seja o caso de perguntar: não são os nossos atos e julgamentos que acabam por fortalecer ou enfraquecer nossa autoestima, como indivíduos ou como povo?

TEXTO II
Estão num poema de Drummond, da década de vinte, os versos:
E a gente viajando na pátria sente saudades da pátria.
[...]
Aqui ao menos a gente sabe que é tudo uma canalha só.
Carlos Drummond de Andrade. Obras Completas.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 1988, p. 33.

TEXTO III
Está num artigo do jornalista Zuenir Ventura.
De um país em crise e cheio de mazelas, onde, segundo o IBGE, quase um quarto da população ganha R$ 4 por dia, o que se esperaria? Que fosse a morada de um povo infeliz, cético e pessimista, não?
Não. Por incrível que pareça, não. Os brasileiros não só consideram seu país um lugar bom e ótimo para viver, como estão otimistas em relação a seu futuro e acreditam que ele se transformarará numa superpotência econômica em cinco anos. Pelo menos essa é a conclusão de um levantamento sobre a “utopia brasileira”, realizado pelo Datafolha.
Revista Época. São Paulo. Globo.

Com o apoio dos textos apresentados, escreva uma dissertação em prosa, na qual você deverá discutir manifestações concretas de afirmação ou negação da autoestima entre os brasileiros. Apresente argumentos que deem sustentação ao ponto de vista que você adotou.

Redação Enem

 Caro estudante, lembre-se:
O texto que você irá desenvolver terá que ser do tipo dissertativo-argumentativo, e o tema abrangerá assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos, por isso fiquem ligados no que está rolando nos noticiários, revistas e jornais.  No decorrer da redação, você defenderá uma opinião sobre o tema proposto, porém com base em argumentos consistentes e que tenham uma estrutura coerente e coesa, formando, dessa maneira, um raciocínio lógico e um texto bem estruturado.  Além disso, terá que constar uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.   Não esqueça o principal: a Redação Enem deverá ser redigida respeitando a norma padrão da Língua Portuguesa.
5 competências da Redação Enem:
Competência 1: avaliarão se você possui domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: avaliarão se você compreendeu a proposta de redação e conseguiu aplicar os conceitos das várias áreas de conhecimento, desenvolvendo, dessa forma, o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: avaliarão a sua competência em:  selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: avaliarão se você demonstra ter conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: avaliarão se você conseguiu elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-guia/
frases de volta as aulas